Menu

Bem-estar no trabalho

12/07/2024 - Comunicação NCD

A Ergonomia estuda a relação do ser humano com outros elementos do ambiente de trabalho (sistema) e a profissão. É uma ciência que procura aplicar teorias, princípios, dados e métodos para a otimização do bem-estar do ser humano e para melhorar o desenvolvimento de toda a sistemática.


No ambiente corporativo, a ergonomia traça os caminhos para garantir a saúde e o bem-estar do trabalhador no cumprimento das atividades laborais e com o bom funcionamento de toda a engrenagem que envolve o sistema de trabalho. 




Vantagens de um local de trabalho com ergonomia:


Quando o colaborador tem um espaço de trabalho ergonomicamente projetado e com os mobiliários corretos é possível evitar lesões que podem ser causadas por postura incorreta, diminuição da probabilidade de um acidente de trabalho, diminuição da fadiga e melhora no ritmo de entrega do colaborador. Mas, como criar postos de trabalho com ergonomia?




Escolha dos mobiliários:


Os elementos de mobiliários influenciam totalmente na qualidade da ergonomia proporcionada ao colaborador. Como cada ser humano é único, o ideal é que os mobiliários tenham regulagens para que o próprio trabalhador possa ajustar os equipamentos da maneira que fica mais confortável.


Sugestões para Mesa:


• profundidade, comprimento e altura suficientes para deixar suas pernas livres e confortáveis, além de altura que permita manter braços e cotovelos próximos ao corpo, punhos e mãos

alinhados ao antebraço.


DICA: Além disso, lembre de posicionar a mesa no seu layout de maneira que ela não fique com reflexo de iluminação na tela. Caso não seja possível ajustar o layout e a mesa pegue muito sol, é conveniente ajustar cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.


Sugestões para Monitor:


O ideal é que o monitor tenha regulagem de altura, caso o monitor existente não tenha essa função de ajuste, existe um suporte de regulagem externo que pode ser comprado separadamente. Desta forma o colaborador consegue ajustar a altura mais confortável de tela segundo seu eixo visual.


Quando o colaborador usa mais de uma tela, o recomendado é não deixar espaço entre elas, o monitor principal deve estar à sua frente e as telas de apoio devem preferencialmente ser do mesmo modelo.



Exemplos de suporte de monitor. O ideal é que o suporte seja regulável.


Sugestões para cadeira:


Elementos importantes para observar nas cadeiras escolhidas para o escritório: rodízio com cinco pontos, apoio para os braços, assento, encosto e apoio para os braços com regulagem da altura, certificação do INMETRO, material respirável, acolchoado, de fácil higienização e assento com bordas arredondadas.


O encosto da cadeira deve apoio para lombar, ou curvatura para melhor acomodar as costas. Caso a cadeira não possua ou ainda fique desconfortável para o colaborador, pode ser colocado uma almofada para melhorar esse desconforto.


Importante também reforçar sobre a postura do colaborador, as recomendações são:


• Pescoço em posição neutra, tela do monitor alinhado à altura dos olhos

• Coluna reta e lombar tocando o encosto da cadeira

• Ombros relaxados, mãos, punhos e cotovelos alinhados

• Membros inferiores livres e pés tocando o chão ou com apoio para os pés.



Boas condições de um ambiente de trabalho:


O espaço em que trabalhamos não é apenas a estação de trabalho, mas se estende pela experiência do colaborador na empresa. Itens importantes que compõem um bom espaço de trabalho:

  • Disponibilizar ao colaborador banheiro em perfeitas condições sanitárias.

  • Ambiente com iluminação adequada ao tipo de trabalho exercido.





Cores entre 4500k a 6500k (tons frios) tendem a estimular o aumento de foco e iluminação com tons quentes 2000k a 3000k são ideais para os espaços de descanso. 

17.8.2. A iluminação deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos (NR 17).

  

-Disponibilizar ao colaborador água potável, bem como um espaço de copa para lanches/refeições.



Principais itens para verificar a ergonomia para quem trabalha sentado:



Momentos de Pausa:


Sim, os momentos de pausa auxiliam na ergonomia. O ideal é sempre utilizar destes momentos para fazer um breve alongamento.




Comentários